8 de abril de 2011

Quando o Sofrimento é bom no Amor?

Meus amigos, não quero aqui descrever ou refletir algo, pois sinceramente, não sei se conseguiria chegar a uma conclusão - mas peço a ajuda (sensibilidade e experiência de vida) de cada um de vocês (comentando este tema) para que possamos entender uma coisa:


É correto sofrer por amor ou o amor nos faz sofrer?


A princípio vos direi o que eu acredito: "quando a gente sofre por amor isso é até bom, porque isso nos ajuda a compreender os limites de nosso egoísmo e auto-suficiência e também nos ajuda a perceber o quanto estamos ligados (aprisionados) a alguém, pois, o amor em sua essência deve nos libertar de nossas misérias e mediocridades. Mas quando o amor nos faz sofrer, não sei se isso é bom, porque, quando amamos e somos amados devemos estar bem, felizes (não bobos ou vivendo num mundo onde não há dificuldades, isso já disse que é paixão). Quando amamos e somos amados devemos estar bem e animados pelo amor a enfrentar/administrar as dificuldades que vierem em nossa direção para podermos crescer, mas quando é o próprio amor do/a outrem que nos desanima... o que nos resta? Quando é este amor que nos coloca em crise, ou nos faz sentirmo-nos maus, pequenos. Quando é este amor que nos torna incompreensíveis? O que fazer? Pois, o amor da pessoa amada não nos deveria fazer o bem, ajudar em nosso progresso, crescimento?"


Eis as minha dúvidas. O amor de quem amamos não deveria proporcionar a nossa busca pela perfeição? Por quê às vezes este amor nos torna mais imperfeitos que somos?


Me dêem as vossas opniões. E escreverei outro artigo com as respostas/reflexões que comentarem.

Um comentário:

Priscila disse...

Bom, não sou muito boa com reflexões sobre amor.. Mas vou tentar...
Quando eu conversava com a minha vózinha, ela sempre me dava palavras tão sábias que eu tenho certeza que nunca irei esquecer. Um dia, disse a ela que eu estava sofrendo muito por amor, que aquele era um sentimento muito bonito, mas que causava uma profunda dor! Lembro que ela me fez um cafuné, e disse que eu não sofria de amor. O amor não nos faz sofrer, sofremos pelas pessoas que amamos, pqê não somos correspondidos, pq não nos sentimos amados, pq alguma coisa saiu diferente daquilo que sonhamos para o amor que sentimos, entre tantos outros exemplos que ela me deu. E terminou dizendo assim: Minha neta, "eu sei que você ama, mas esse sofrimento, é pq vc ainda não aprendeu a amar."
O amor é um sentimento lindo, nobre.. Nunca nos faria sofrer.. Nós sofremos pq ainda não aprendemos a amar, e essa é uma tarefa difícil. Depois que aprendi isso, comecei ver o amor de uma maneira diferente, *-*

Ah, acho que o que eu tinha pra comentar era isso! >.<
abraço,