8 de abril de 2011

O que amas?

Essa é a pergunta que Santo Agostinho nos faz para conhecer quem realmente somos. "Se queres conhecer alguém não pergunte quem és (o que faz, o que fez, o que estudou etc), mas pergunte o que amas? É a partir daquilo que amamos em nossa vida que manifestamos aos olhos do mundo aquilo que somos. Mas uma amiga hoje em um texto seu me provocou um sentimento muito profundo sobre a minha pessoa, minha vida, minha existência diante dos meus olhos e dos olhos do mundo... ...ela escreve: "Realmente sou assim, até a porta do meu quarto. Até encontrar as luzes apagadas, colocar minha cabeça no travesseiro, e começar minha oração, e este é o único momento que me sinto de verdade". No mundo, as pessoas enxergam o nosso superficial, mas ai está a questão: somos nós que apresentamos o superficial que as pessoas vêem na gente? Sempre me observam e lá estou sorrindo, mas aqui dentro do meu coração, a tristeza as vezes impera... Só queria que algumas poucas pessoas me sentissem como sou, mas isso é bem exigente para os outros. Lembro-me de Maquiavel: Muitas pessoas vêem o que tú és, mas poucas sentem aquilo que és verdadeiramente. Mas enfim, se mostro meu superficial, então estou mostrando um amor superficial? As pessoas não devem nos conhecer por aquilo que amamos? Um dia me disse outra amiga: "não tens medo de sentir-se vazio de amor?" Respondi que não. Mas vejo que estava errado, pois se sou vazio em minhas manifestações, logo, sou vazio interiormente. Diz uma passagem biblica: "A boca fala aquilo do que o coração está cheio", ou seja, o ser humano manifesta em sua vida, no dia-a-dia, aquilo que seu coração está cheio: ou de vazio ou de amor. Desculpem o desafafo, mas como diz ainda uma amiga minha: "escrevo palavras pra não ter que dizê-las..."

Um comentário:

Priscila disse...

Conheço essa amiga, rsrsrs
"não tens medo de sentir-se vazio de amor?" EU TENHO MUITO MEDO :S
É Francis, realmente, encontramos muitas pessoas que querem saber quem somos, e por isso, elas ficam em nossa vida. Mas poucas pessoas sabem verdadeiramente o que sentimos. Talvez seja melhor assim.. Ou não! ;~