21 de março de 2011

Amor ou Paixão?

Ouço: Ando devagar (Daniel e Almir Sater)
"...cada um de nós compõem a sua história, cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz..."
Sabe meus caros amigos e amigas, estava recordando pela manhã uma conversa que tive a muito tempo atrás com uma amiga que me "retirou um cancêr" do coração, o qual eu mesmo havia "colocado" em mim e que me fazia sofrer, ou melhor, me martirizar.
Entretanto, vamos a minha pergunta: amor e paixão são as mesmas coisas? Como disse acima, essa minha reflexão de hoje se alicerça nesta conversa com minha amiga e com as experiências que me deparei no caminho da vida.
Paixão é um sentimento que nos entorpece, paralisa, nos coloca no "mundo da lua". A paixão é como uma nestesia em nossa vida. A paixão coloca o mundo como se fosse o "país das maravilhas", tudo está bom, tudo está lindo, perfeito! Quando nos apaixonamos ficamos flutuando no lindo e encantador céu azul... Ficamos debruçados em nuvens branquinhas e fofinhas - tudo é bom e feliz! Um beijo da amada ou amado nos eleva o espírito ao mais excelso de nosso ser. O nosso nada, nosso vazio agora completou-se, agora ocupa-se com a doce e bela imaginação dos felizes para sempre! Divago em sonhos perfeitos, sem nenhum problema.
A paixão faz-nos esquecermos de nós para podermos ser tudo para a pessoa amada. Mesmo que não sejamos nada, ou não tenhamos nada, nos esforçaremos como nunca para satisfazer a felicidade do nosso amor. Quando nos encontramos com a pessoa com que estamos apaixonado (a) nosso coração "sai pela boca", sempre estamos sorrindo e com o olhinhos brilhando (rsrsrs). Não é verdade? Enfim, estar ou ficar só apaixonado (a) é caminhar em rumo a tragédia ou decepção "amorosa", pois, por nos iludirmos com estes momentos únicos e fantásticos não estruturamos como seria se essa pessoa não fizesse mais parte da nossa vida. E caso isso aconteça, iremos nos magoar e entristecer-se profundamente porque não sabemos lidar com aqueles sentimentos que são mais forte que nossa vontade, e não poderemos dizer: "o amor acabou", pois, ele nunca aconteceu! Não se perde aquilo que nunca se teve! O amor não se perde ou acaba, ele se transforma, ele evolui! A paixão sim acaba e têm fim.
O amor ao contrário, nos envolve e nos motiva a viver verdadeiramente, pois, ele, o amor, nos dá a coragem de sermos quem somos de verdade perante a pessoa amada. Nos dá a liberdade de dizer o que estamos sentindo e não dizer somente o que agrada quem eu amo - o amor é mútuo, é recíproco, mas isso não significa que tenho que cobrar do outro um tipo amor, pois ele acontece com o tempo e não podemos querer que a pessoa amada ame do mesmo modo que nós amamos (eu não posso pegar o amor do outro e por numa forminha para que ele (a) ame como eu amo), mas isso não quer dizer também que a pessoa amada na qual nos depositamos carinho, esperanças e certamente meu futuro, não retribua gestos semelhantes aos meus, mas não iguais e com a mesma intensidade. Quando amamos não precisamos esconder nossa incompreensão ou tristeza diante de algo que o amado ou amada nos disse, não precisamos fingir estar tudo sempre bem e concordar com tudo - nada é sempre perfeito!
Amar é ter o pé no chão! Amar é conseguir planejar um futuro ao lado da pessoa amada - é olhar e ver o nosso futuro, e não mais o meu ou o seu futuro. Amar é arriscar-se diante das tempestades que virão, pois, aqueles que amam têm a certeza de que no caminho da vida não haverão somente rosas e brisas e águas refrescantes, mas também, pedras e secas de calor escaldante, onde se pensará que o "amor acabou", mas na verdade, ele continua ali, sendo lapidado pelo tempo repleto de dores e alegrias, para que após tudo o que ocorre entre aqueles que amam, transformem juntos o que era ofuscado em diamante brilhante.
Enfim, o amor não nos torna egoístas, mas sim, nos faz refletir a vida e vai pouco a pouco nos libertando de nossos desejos mais mediocres, nos liberta de sermos só felizes e nos motiva fazermos os outros felizes sem querer nada em troca. AMAR É VIVER VERDADEIRAMENTE LIVRE NA MANIFESTAÇÃO DE MEUS SENTIMENTOS, É CONVIVER (compartilhar a cumplicidade, a responsabilidade, as angústias) E NÃO APENAS VIVER JUNTOS!

2 comentários:

Priscilla disse...

O amor é algo mais amadurecido. Leva tempo, é uma plantinha crescendo em solo fértil, cujas raízes são profundas. O verdadeiro amor não é egoísta, e com a distância, ele só tende a aumentar.
Já a paixão, faz o contrário de tudo isso. A paixão nos tira da realidade. Felizmente, a paixão passa, o amor não ~;

Franciscarlo de Souza disse...

Gostei de seu exemplo: "uma plantinha crescendo em solo fértil, cujas raízes são profundas"
Você sintetisou meu texto nestas belas palavras. Obrigado!