12 de dezembro de 2011

Sozinho ou só?

Há uma grande diferença entre "estar sozinho" e "estar só".

Iniciemos pelas segunda condição:

Estar só é um ato necessário e livre de cada ser humano. Necessário porque as vezes é preciso ficar um pouco somente consigo, para refletir a vida, rever os planos, recordar os sonhos ainda não alcançados. Ou seja, estar só é importante para que possamos nos conhecer melhor. Ainda, é um ato livre devido que você é quem escolhe os momentos mais propícios para ficar só consigo mesmo. E algo interessante, é que estar só não significa estar se achando a única pessoa do mundo, pelo contrário, por saber que existem pessoas que estão ligadas a sua vida e que você ama é que preciso ficar só para ver o quanto estou ajudando essas pessoas que fazem parte da minha vida e no que preciso ainda melhor para ser mais feliz e fazer os outros felizes.

Agora pensemos na primeira condição:

Estar sozinho é algo que faz mal ao espírito do ser humano, pois, em meio a um numero impensável de pessoas que existem no mundo no mesmo tempo que eu, me sinto vazio e solitário. Estar sozinho é sentir a triste e sufocante presença da "auto-exclusão". Você não está excluído do meio social, você não acreditando na sua vida, na sua pessoa, nas suas capacidades, se afasta de tudo e todos, e assim, com o tempo vai se sentindo a última pessoa do mundo, se vê como uma ilha deserta e abandonada, ou melhor, não uma ilha abandonada, mas sim, uma ilha que não está em nenhum mapa do mundo, simplesmente pelo fato que não deixou-se encontrar. Estar sozinho é algo que leva a depressão, pois, a sensação de falta de amor humano e próprio se esgota na medida que vamos nos envolvendo pelo solitarismo. Enfim, estar sozinho também é uma opção pessoal, mas que deve ser trata com ajuda de profissionais e da família, amigos etc., tendo em vista que é preciso sentir-se amado para poder vir para o meio social. Estar sozinho é olhar para os lados, é mergulhar na própria mente e não ver, sentir, lembrar de ninguém que eu ame ou me ame, nem mesmo Deus pode ser sentido se me deixo ficar sozinho, pois, se não me amo, não possuo esperança na vida e nem tenho sonhos, como viver a fé e deixar a fé me levar ao divino?

Digo isso, porque muitas pessoas me perguntam se não me sentirei sozinho sendo padre. O padre não está sozinho, ele pode ficar só, mas jamais estará sozinho, pois, sempre digo brincando, mas na verdade é a pura verdade: 'posso estar longe da minha família, mas ela está presente dentro de mim, e ainda conto com a presença do Deus Uno-Trino, de Nossa Senhora, dos meus santos e santas de devoção e do meu anjo da guarda.

Estaremos sozinhos só se quisermos ou nos deixarmos levar pelo corre-corre da vida que nos afasta dos relacionamentos pessoais com os próximos, mas isso, não é "a verdade", apenas uma reflexão da realidade, ou seja, a minha opinião fundada nas experiencias e pessoas que conheci.

Nenhum comentário: