12 de dezembro de 2011

O que é necessário?

... e sempre será necessário vir momentos difíceis no decorrer da nossa vida se quisermos por a prova o "nosso amor", não estou me referindo ao amor que o outro possui por mim, mas somente ao amor que eu possuo pelo(a) outro(a), pois, preciso durante a vida estruturar, firmar sempre mais os alicerces dos meus sentimentos, em especial o amor, o mais sublime deles, todavia, o amor é antes uma ação, não só sentimento.

Recordo-me de uma história que faz muito tempo que ouvi, não serei fiel em questão de detalhes, mas serei fiel concernente a essência da mensagem. O nome da história quando ouvi é o seguinte: Sol e Tempestade (porém, nada achei na internet sobre). Mas vamos lá.

"Certa vez um homem achando que sabia mais que Deus e cansado de conseguir "pouca" produção com a safra de suas plantações, resolveu propor o seguinte para Deus:

- Meu caro Deus, gostaria que somente nesta próxima plantação o Senhor deixasse que eu organizasse o clima para que minha plantação produzisse como nunca.

Deus escutou aquele homem e assim, disse-lhe:

- Escutei o que me pedes e te pergunto se tens certeza disto que estás pedido, se estais te darei o poder de controlar a natureza dentro dos limites do seu terreno, de suas terras até o dia da colheita.

O homem balançou a cabeça e com forte voz disse que sim! E Deus fez como o agricultor quis.
Assim, no decorrer do tempo o homem mandou a chuva e o sol no tempo certo para preparar bem a terra. Depois, escolheu suas melhores sementes e as plantou na "terra boa". Conforme a experiência e sabedoria daquele homem, ele não deixou vir tempos quentes e nem muitos chuvosos, tudo ocorreu conforme a vontade do agricultor. E as plantas cresceram viçosas e belas. Foi passando o tempo e o homem não se preocupava com sua plantação pois sabia que tudo tinha concorrido para uma boa e farta produção. E os trigos começaram a madurar ou secar, pois o sol estava com a temperatura certa. Enfim, a plantação estava pronta para ser colhida. Quando o agricultor chegou próximo a plantação para analisar os cachos de trigo viu que eles estavam vazios e grande foi o seu susto. Em seguida, irado, foi tirar satisfação com Deus.

- O que aconteceu com minha plantação, o que o Senhor fez para que ela não produzisse fartamente? Fiz tudo o que era necessário para que a plantação desse boa colheita. Mantive o sol e sua temperatura na medida certa, mandei chuva no tempo e na quantidade certa, sombra das nuvens no momento certo. Não posso ter errado, o que foi que tu fez Deus?

E Deus lhe respondeu com toda a sua paciência:

- Meu caro filho, não fiz nada. Em nenhum momento interferi na gestação de sua plantação. Me mantive quieto só a observar. Mas te digo onde errastes: Tu errastes em impedir as tempestades, os trovões e raios, pois, eles são necessários para fazer a terra tremer e assim, produzir um choque na semente para que ela acorde e germine, e ainda, que o peso da chuva forte afundasse a semente ainda mais na terra, o pouco, o necessário que faltou e seus olhos não viram. Errastes em evitar os dias quentes e de quase seca, pois eles são necessários para que a semente germinada aprofundasse suas raízes em procura dos melhores nutrientes para produzir os grãos. Errastes em impedir os ventos que fortaleceriam o caule e as folhas para que assim, produzissem a fotossíntese necessária para o ambiente em que estava cultivada as plantas. E outros pequeninos detalhes que seus olhos não enxergariam, mas eu sim. Ai errastes, por isso suas plantas não produziram grãos, sementes. O necessário nem sempre é aquilo que achamos que é".

O que nos resta perguntar é 'foi tempo perdido?'

Não! Pois assim, ele e também nós aprendemos que em momentos difíceis é que nos fortalecemos ainda mais em nossa vida. Precisamos de tempestades e épocas de seca para buscarmos o que ainda está escondido em nós e sim crescermos com força e vigor e finalmente, produzirmos bons frutos.

Espero que entendam.

Nenhum comentário: