29 de março de 2010

A JUSTIÇA: CAMINHO PARA QUARESMA.

Estamos na Quaresma, caminho de esperança, que culminará com a Ressurreição de Cristo. Este ano, Bento XVI propôs aos fiéis, na mensagem para a Quaresma 2010, uma meditação sobre o tema da justiça.

O Papa afirma que "aquilo de que o homem mais precisa não lhe pode ser garantido por lei. Para gozar de uma existência em plenitude, precisa de algo mais íntimo que lhe pode ser concedido somente gratuitamente: poderíamos dizer que o homem vive daquele amor que só Deus lhe pode comunicar".

O Papa conclui no primeiro ponto de sua reflexão: o ser humano, mais do que pão, "de fato precisa de Deus". Em outro ponto da mensagem, Bento XVI faz-nos pensar na injustiça do mal, ali onde se substituiu "a lógica de confiar no Amor" por "aquela da suspeita e da competição"; "a lógica do receber, da espera confiante do Outro", pela lógica "ansiosa do agarrar, do fazer sozinho (cfr Gn 3,1-6), experimentando como resultado uma sensação de inquietação e de incerteza".

Algumas passagens depois, o Papa nos ensina que, "para entrar na justiça, é portanto necessário sair daquela ilusão de auto–suficiência, daquele estado profundo de fechamento, que é a própria origem da injustiça. Em outras palavras, é necessário um ‘êxodo’ mais profundo do que aquele que Deus efetuou com Moisés, uma libertação do coração, que a palavra da Lei, sozinha, não tem o poder de realizar".

Inclusive o Papa afirma que "converter-se a Cristo, acreditar no Evangelho, no fundo significa precisamente isto: sair da ilusão da auto-suficiência para descobrir e aceitar a própria indigência – indigência dos outros e de Deus, exigência do seu perdão e da sua amizade".

Ao final da mensagem, Bento XVI diz que, "precisamente fortalecido por esta experiência, o cristão é levado a contribuir para a formação de sociedades justas, onde todos recebem o necessário para viver segundo a própria dignidade de homem e onde a justiça é vivificada pelo amor".

In: Zenit 24/03/2010

Nenhum comentário: