29 de março de 2011

Adeus não! Mas até logo!

Hoje, dia 29 de março de 2011, mais uma luz brilha junto de Deus. Mais uma parte do amor de Deus presente aqui na terra se foi e se une ao seu Lindo, Afetuoso, Misericordioso e Sagrado Coração. Uma mulher que com sua vida serviu a Deus, e o serviu de forma simples e alegre. Não era uma mulher perfeita, não era santa, mas era sim, uma mulher amável, dedicada e feliz.

As sementes de amor plantadas com o exemplo desta mulher no meu coração e de tantas outras pessoas que se fizeram presentes na vida dela e ela na nossa vão permanecer e dar frutos. Seu exemplo, sua presença, Maura, não passaram despercebidos diante de nossos olhos. Seu doce sorriso, seu olhar iluminado e seu jeitinho engraçado de ser, tocou nossa vida. Nunca vou (vamos) te esquecer! E quando digo "vamos" é porque você realmente foi especial na vida de tantos e tantos seres humanos como eu... ...que buscam no caminho da vida, fazer o que tu fizeste: viver, amar, sonhar, enfim, SER FELIZ!!!

Muitas foram as nossas conversas e brincadeiras, até nossas brigas valeram a pena! Pois com elas (brigas) nos aproximamos mais ainda, graças ao mistério do perdão. Obrigado Maura por você ter existido e ter participado de minha (nossa) vida, e sem dúvida, ter permitido que nós fizessemos parte de sua história! Obrigado, e isto te digo com um nó na garganta, com lágrimas nos olhos. Sei que não vais ler isto, mas sei, que Deus dentro de seu infinito amor e conhecimento, vais alegrar-se ainda mais com a certeza de nossas preces e agradecimentos por tua existêcia em nosso meio, e que esta sua filha, você Maura, como Jesus Cristo, "passou na terra fazendo o bem" e que agora Ele a recebe de volta em seus braços com todo o agrado que só Ele possui.

Não que eu não esteja triste, pois, como não se entristecer com a ida, mesmo que para um lugar muito melhor, de uma pessoa tão boa como tú. É triste saber que não mais te reencontrarei aqui neste mundo, mas é bem confortante e recompensador, saber que você existiu em minha vida e que em meu coração, jamais morrerás!

Não estou chorando porque nunca te disse que te amava e que você foi um sinal de luz, esperança, fé, amor, de vida, mas pelo contrário, choro porque sei que no "pouco" tempo que vivemos juntos, partilhamos muitas coisas boas, brincamos bastante e nos tornamos amigos! Choro porque fui feliz sendo um amigo seu! E essas lágrimas que agora caem não são porque te perdi, mas são, porque você lutou pra viver e dar o melhor de si para os outros. Lembro-me do seu esforço para cuidar de sua mãezinha. Do seu esforço em ser uma boa mãe, irmã e amiga. Sabias me olhar e sentir o que eu sentia, TU FOI MINHA MÃE, nestes três anos que estive longe de minha mãe. E me desculpe se algum dia eu não fui um bom filho.

Te amo querida mulher! Te amo querida amiga! Te amo querida mãe! E fico feliz por ter dito e manifestado tudo isso a você enquanto eu estava ao teu lado.

Vai com Deus e saiba que deixarás saudades, muitas saudades, mas que principalmente, deixarás um lindo exemplo de vida que eu nunca esquecerei. E que nesta festa que ocorre no Céu por tua chegada, Deus lhe dê meu abraço de amor, que neste dia de sua partida eu não pude pela distância te dar!

Deus te acolha no Céu com todo o amor com que Ele um dia também te enviou para cá, conosco, para ser um dom em nossa vida!


O amor não tem tempo e nem hora!

O AMOR NÃO TEM FRONTEIRAS, NÃO TEM LIMITES, ELE SE ESPANDE E VAI NOS MELHORANDO! O AMOR NÃO TEM HORA DETERMINADA PARA ACONTECER, NEM LUGAR GEOGRÁFICO MARCADO PARA SE MANIFESTAR! O AMOR NASCE DO NADA, SURGE DO IMAGINÁVEL E INDEFINIDO, ACONTECE SEM QUE NÓS ESPEREMOS E NOS SURPREENDE COM SEU JEITO INCOMPREENSIVEL! E SE PERMITIMOS, O AMOR SE TORNA O MAIOR E MAIS BELO DOS SENTIMENTOS, O MAIS INTENSO, O MAIS PROFUNDO E PLENIFICADOR DO NOSSO SER! O AMOR NÃO TEM TEMPO, NEM HORA, NEM LUGAR! ELE ACONTECE, BASTA QUE NOS DEIXEMOS ARRISCAR NESSA EXPERIÊNCIA INDETERMINADA! AME! E FAÇA ALGUÉM FELIZ! ASSIM, SERÁS FELIZ TAMBÉM.

Aprendi... (Willian Shakespeare)

Aprendi... que não posso exigir o amor de ninguém... Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim... E ter paciência para que a vida faça o resto. Aprendi... que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas. Aprendi... que ninguém é perfeito até que você passe a amar essa pessoa. Aprendi... que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. Aprendi... que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprendi... que o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. Aprendi... que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprendi.... que ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados. Aprendi... que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprendi... que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular, e que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento, ocorre quando você esta escalando-a; Aprendi... que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, pois, existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar isso, e se demonstram, fazem do seu jeito, nós que não compreendemos.

Desperdício...

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade". (Carlos Drummond de Andrade).

Por que é tão exigente amar? viver? ser feliz?


Estou engando referente a essa pergunta! A vida é bela! Amar é fácil! Ser feliz é tão possível e simples que às vezes a gente complica e exige coisas que não são necessárias, e ai se perdemos na incompreensão de nossa sede de amar.


Enfim, nossa vontade de amar e ser amado (carência) é tão grande, que, ás vezes ou sempre, acabamos não percebendo a singularidade e beleza do amor que está ao meu e seu lado. E acabamos "estragando" tudo o que podia ser "perfeito", ou melhor, eterno.


Mas acredito que depois da tempestade, o sol sempre voltará a brilhar, e mesmo na tempestade, o sol continua brilhando... pois, como o sol, "o amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará". (1Cor 13,7-8).


28 de março de 2011

Ame enquanto há tempo!

Existem duas distâncias (realidades) que nos separam do amor: uma material e outra espiritual.


Na distância material (corpos físicos), a pessoa que amamos pode estar longe de nós por vários e até milhares de quilomêtros ou por oceanos, mas, sempre há a esperança do reencontro. Mas quando são as almas que se "separam" (distância espiritual), isto é, com a morte, não adianta esperniar, gritar, dizer que eu, você o/a ama. Tenha a certeza de que quem se foi com a morte não vai ouvir-nos.


O que nos resta é chorar a tristeza de nunca ter dito o quanto nós amamos tal pessoa (agora é tarde para dizer: eu te amo). O que permanece em nós é o desejo de chorar por não ter dado o valor necessário para a pessoa amada. Nos sobra chorar por não ter correspondido com mutuidade, reciprocidade o que a pessoa amada nos ofertou e não retribuimos.


Deste modo, digo: "não espere ficar de luto, para dar valor e amor (em gestos e palavras) a quem já não pode mais te ouvir, ver, sentir...". Assim, ame com intensidade e reciprocidade, ou seja, se te ofertam amor, seja generoso/a e dê também amor. É preciso ser mútuo nas relações.


Dê amor sem interesse, mas lembre-se que eu, você, nós precisamos também ser amados. Isso não é egoísmo ou interesse (dar afeto pra receber afeto) é uma necessidade! Amar e ser amado é algo necessariamente preciso numa relação. No pouco que viveu amou muito. Amou tudo o que podia, enquanto pôde. "Se não fizermos nossa parte agora, se quiser fazer amanhã talvez não dê mais tempo" - Andressa Barragana Duarte.


Se ainda há tempo para amar, então ame. Não espere vir a dor da separação eterna para expressar o quanto você ama quem está do seu lado.

26 de março de 2011

Por que procura o que não conhece?

Durante o nosso caminho a gente vive na ansiedade e angústia de encontrar o amor. Ficamos cegos por querer encontrar o amor a nossa maneira, e nesta cegueira não enxergamos quem (o amor) que esta ao nosso lado. Sabe, meus amigos e amigas, a gente SEMPRE coloca aspectos, categorias, maneiras de como deve ser o amor que procuramos, ou seja, a gente quer que o amor seja do jeitinho que imaginamos.

Entendi que o mais difícil no amor não é amar, mas é sentir-se amado. Isso porque nós classificamos o modo que outro (a) tem que amar. Se a pessoa que amamos não amar do jeito que está escrito na "receita" da vovó, isto é, do nosso jeito, então a pessoa que supostamente amamos não nos ama. Um dia disse para uma pessoa amiga, e está escrito em um destes meus textos: "AME E DEIXE-SE AMAR"! Porém, eu acrescento mais uma coisinha: "PRIMEIRO AME-SE COMO ÉS, DEPOIS AME (OUTRO/A) E DEIXE-SE SER AMADO (A)".

Não se esqueça daquilo que eu disse (escrevi) em um dos meus textos: "O amor não me faz esquecer de mim em prol do outro, o amor faz-me amar-me como sou e o outro como também é! O amor não nos modifica conforme a pessoa amada deseja, mas sim, nos faz ver que quando amamos precisamos mudar em nós aquilo que nos faz egoístas, em outras palavras: "não vou ser o que o outro quer que eu seja, mas, serei melhor conforme deixo o amor libertar-me de meus desejos individualistas para se tornar uma pessoa mais feliz.

Quem conhece, ama, quem ama, perdoa, e só se perdoa porque conhece as limitações de si mesmo (a) e da pessoa amada também. Te digo: conheça suas qualidades e seus limites, ame você como és, perdoe os seus erros e aprenda com eles. Pare de se castigar! Já não basta o mundo te martirizar. Não faça com você o que o munda já faz! Isso não significa que você vai ignorar suas falhas, significa sim que você sabe que ainda vai errar, mas tentará trilhar outro caminho quando um erro semelhante de você se aproximar, ou seja, não chores pelo leite derramado, volte para o curral e tire o leite de novo - a vida não pará no erro, a vida te dá outra chance para dessa vez, talvez, acertar. Não seja indiferente aos seus pecados, mas, aprenda com eles. Tudo na vida nos propõem aprendizagem!

E se você ama alguém, busque conhecê-lo (a) bem para amar melhor (anote em seu coração os sonhos, os medos, limitações e qualidades, os gostos, saudades, a história de vida de quem você ama), pois, se tu conheceres quem você ama, passará a amar muito mais e isso te fará ter consciencia de que a pessoa amada, como você, poderá errar, mas saberás pesar na balança suas falhas, pois tú conheces quem está ao seu lado e assim entenderá que perdoar é um gesto de muito amor, que se fortalece na medida que você conhece o outro (a) e deixa-se conhecer!

Mas se não deixar cair as escamas de teus olhos, ou seja, abandonar a tua classificação de amor, nunca encontrarás o amor, pois você busca conhecer/encontrar o amor com teus olhos/mentalidade e, deste modo, não entenderás que o amor é O sentimento mais belo, puro e libertador que temos diante de nós e que é ele que está a nossa procura aonde menos imaginamos. Enfim, se queres um amor do teu jeitinho nunca o encontrará, pois, você procura uma coisa que não existe, devido que o amor é livre para se manifestar aonde quer, da forma que quer e em quem ele quiser. Se não compreender que o amor nos encontra do jeito dele, então você não o conhece e nem o conhecerá verdadeiramente.

22 de março de 2011

O amor é eterno?

"Uma vez me disseram que o amor é eterno!"
Ouço: Because you loved me - Celini Dion
"O amor é paciente, o amor é prestativo, não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regogiza com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará". (1Cor 13,4-8a)
Por que é tão complicado dizer que amamos? Por que é tão díficil viver o amor? Por que é tão exigente manifestarmos o amor que sintimos? Por que...?
É mais fácil fazer ciúmes pra chamar a atenção. É bem mais fácil causar dúvidas do que a certeza de que te amo. É tão fácil fingir que as coisas não estão bem só para que o amor tente nos aproximar. É tão fácil fingir não tentar te amar, entretanto, estais em mim e já não posso mais me livrar deste amor - com você aprendi a amar verdadeiramente.
Por causa do seu amor daria meu último suspiro só por amor. Não se esqueça e nem dúvide de meu amor por você. Lembre-se: "você é a razão por eu acreditar no amor", foi a você que prometi que enquanto eu viver eu te amaria, e com você, meus sonhos se tornaram realidade: você se tornou real em minha vida!!! Meu amor por você é real, é verdadeiro, é eterno! "O amor jamais passará".
"Por que você me amou" essa frase expressa um pouquinho do que sinto. Não consigo por mim mesmo dizer o que sinto, mas essa música expressa bem o que eu não consigo dizer. Por todas aquelas vezes que você me apoiou, por toda a verdade que você me fez enxergar, por toda a alegria que você trouxe para minha vida, por tudo de errado que você transformou em certo, por todo sonho que você tornou realidade, por todo o amor que encontrei em você eu serei eternamente grato. Você é quem me sustentou e nunca me deixou cair. Você é quem me acompanhou, através de toda minha triste e obscura história, você me acompanhou! Tenha certeza, sinta, olhe-me e perceba que você me deu fé porque você acreditou em mim e desculpe-me se eu não acreditei em você. Eu sou tudo o que sou porque você me amou!
Quando a gente descobre que realmente AMA e de que não estamos somente apaixonados vivemos bem. VIVEMOS MUITO BEM! Pórém, mesmo amando me parece que este amor corre o risco de acabar, mas, eu ACREDITO que aquela pessoa que descobriu o que é o amor nunca poderá deixar de amar, ou seja, deixar que o amor se acabe. O AMOR NÃO SE ENCERRA, O AMOR NÃO TEM FIM, O AMOR NÃO ACABA!!! Eu perdi minha fé e você devolveu-a de volta pra mim. Eu tive seu amor, eu tive isso tudo e talvez não valorizei. “Não desista do amor, não desista de me amar”.
Eu perdi minha fé e você devolveu-a de volta pra mim. Eu tive seu amor, eu tive isso tudo e talvez não valorizei. “Não desista do amor, não desista de me amar”. Sou grato por cada dia que você me deu. Talvez eu não compreendi o valor deste seu esforço, mas eu sei que isto é verdade, por causa do teu amor aprendi o que é amar. Em meio a mentiras você foi a verdade. Meu mundo é um lugar melhor por sua causa. Não desacredite do que sinto por ti. Tú conheces meu coração, tú tens liberdade para sondar meu espírito. TE AMO!!! ACREDITE! O MEU AMOR POR VOCÊ É ETERNO!!!

21 de março de 2011

O amor não acaba, transfoma-se!

Sempre estaremos em contato com o amor. Não podemos fugir dele. Simplesmente porque ele está em nossa essência, dentro de cada um de nós, no interior de nosso coração. Minha avó diz que somente duas coisas na vida podem ser partilhadas e que nunca irão dimunir por serem partilhadas: o conhecimento e o amor. Assim, devemos partilhar aquilo que possuimos de melhor, ou seja, o amor e a sabedoria, mesmo que ambos pequenos. A partir do momento que eu, você, nós partilhamos nosso amor, estaremos dando a chance do outro também dar aquilo que ele (a) tem de si, e assim, não com esse interesse, mas por consequência, o meu e o seu amor aumentaram.


Dentro de alguns conhecimentos filosóficos e religiosos existem três expressões para manifestar formas de amar diferentes: eros, filia, ágape. O primeiro, eros, faz jus ao amor pelas coisas mundanas, as coisas superficiais. O segundo, filia, refere-se ao amor filial, do qual a mãe tem pelo seu filho, este é um amor que cuida, zela e ensina e o último é o ágape, este expressa a totalidade do amor, é o amor incodicional, que ama sem desejar nadinha em troca, está relacionado com o amor que Deus possue por nós, mas que nós em nossa pequenez diante de Deus podemos quem sabe conseguir, caso esforçarmo-nos para isso. Outra linha que expressa de certa forma um ou três modos de amar, encontra-se no pensamento de Kierkegaard. Este filosofo expõe que todo ser humano deve passar por três etapas em sua vida, em especial, relaciono essas etapas com o amor. A primeira etapa é referente ao amor estético, neste tipo de amor, todo ser humano se preocupa com a imagem própria e dos outros - vive-se no amor estético um amor só pelas aparências. Na segunda etapa temos o amor ético, neste modelo de amor, todo homem e mulher que conseguir chegar nesta etapa evoluiu, saltou para um ponto importante de sua vida - aqui o amor é marcado pela responsabilidade, pelo cumprimento das coisas referentes ao bem de todos e não mais só minhas. Por último, temos o amor religioso, nesta nova e última etapa vivemos o amor incondicional, um amor que nos tira de nosso egoísmo, que nos livra de todos os nossos mais fortes apegos - para esta etapa, Kierkigaard, usa da imagem biblica do sacrifício de Isaac, o único filho de Abraão, do qual ele mesmo terá que sacrificar seu filho em amor a Deus (Gn 22,1-18). Enfim, este amor representa a questão da fidelidade, da incondicionalidade, ou seja, no amor religioso tenho o outro como ponto importante em minha vida, mas não mais importante que Deus e sua vontade.


O que quero dizer-lhes com isso?


Quero refletir com vocês que o amor conforme o tempo evolui, amadurece, toma outros tipos de elementos. Um dia um casal (com 68 anos de matrimonio) que eu conhecia e que eu possuia certa intimidade, num momento oportuno perguntei aos dois como eles fizeram para ser perseverantes no amor um para com o outro?. Os dois se olharam e sorrirão suave e encantadoramente e logo em seguida em disseram: "meu caro amigo não podemos dizer que eu e ela possuimos aquele mesmo amor que tinhamos quando nos conhecemos e casamos. Durante toda nossa vida juntos passamos por más e boas experiências, entretanto, mesmo pensando que as vezes nosso amor havia acabado, sentamos olhamos um para o outro e conversamos sobre o que estavamos pensando e sentindo. Após cada conversa - e quantas conversas, disse-me ele rindo - percebiamos que nosso amor não estava diminuindo, mas sim evoluindo. Quando ela e eu nos conhecemos nos tornamos bons amigos, havia um amor amigo, depois um dia numa situação engraçada que a vida nos proporcionou, nos olhamos nos olhos e tanto eu como ela enxergamos a alma um do outro, e ali aconteceu o primeiro beijo. Depois não ficamos juntos, mas sim, distantes - naquela época tinha muito respeito - mas aquele beijo nunca perdeu o gosto e o calor em mim e nem nela, esse foi o amor distante e saudoso. Percebemos depois de um ano que nos amavamos e que precisavamos nos unir, fui até a família dela e pedi ela em namoro, iniciou-se a partir dai um amor romântico, mas nada de paixão, pois a paixão não nos dá certeza do futuro, e eu e ela sabiamos que um era a tampa da panela do outro. Depois que casamos nosso amor trnsformou-se num amor respeitoso, sabiamos o dia que tinhamos que ter nossa intimidade e depois que tivemos nossos filhos, nosso amor tornou-se um amor paternal e maternal, isso significa que não nos preocupavamos mais conosco, mas sim com o futuro de nossos filhos. Depois passamos por grandes dificuldades financeiras e familiares, neste tempo pensei que não mais amava ela, pois passamos tanto tempo ocupados com a educação de nossos filhos que esquecemos de viver nossa vida de casal, mas angustiado com tal sentimento em mim e por me sentir um inutil por não conseguir por nada dentro de casa, conversei com ela e propus que ela fosse embora morar com sua família, pois lá ela teria algo melhor e que eu não podia dar, mas ela me olhou nos olhos e disse-me: 'eu te amo por você se preocupar comigo com está se preocupado agora querendo meu bem', havia em nós um amor capaz de dar a vida para que o outro vivesse, dar a vida mesmo, um amor de renúncias. Depois que nossos filhos se casaram e "foram embora", nos vimos sozinhos e que precisamos recomeçar nosso casamento com mais força, pois novamente o tempo nos colocou como estranhos diante um do outro, mas ela veio a mim e como naquele primeiro dia em que nos beijamos, senti que poderiamos tentar. E neste dia percebemos que nosso amor já não era o mesmo de quaenta anos atrás, mas era um amor de cumplicidade, companheirismo - e ela me lembrou do que juramos no altar no dia de nosso casamento: 'prometo-te ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza... ...por todos os dias de nossa vida, até que a morte nos separe'. Estava diante de mim não mais uma mulher apenas amiga, mas totalmente confidente, que conhecia todos os meus limites e gostos e que eu também a conhecia. Depois disso, aqui estamos. Sendo um para o outro como a chuva é para a terra quando há semente para nascer. Nosso casamento é como um jardim: plantamos nele a semente do amor e a viemos cultivando até o hoje e quando for preciso, tivemos muitas ervas-daninnhas, mas juntos carpinamos e não deixamos o mato cobrir a pequena e frágil plantinha que era o nosso amor. E este amor veio crescendo como uma roseira, tinha seus espinhos, mas tinha suas flores também. Precisamos fazer algumas podas, mas tudo o que fizemos foi para que esta roseira que é nosso amor nunca deixasse de dar rosas. Também nunca esquecemos de irrigar e adubar nosso casamento com orações para que Deus nos desse força e sabedoria, enfim, cuidamos um do outro sempre tendo o diálogo como enxada para afofar a terra e assim conseguirmos ter um solo fértil para que nosso amor nunca se transformasse em ESQUECIMENTO, um amor esquecido no dia do casamento. É isso que nós temos pra te dizer Franciscarlo sobre nosso casamento, disse-me ele olhando docemente para sua companheira, cumplice, amor".


Assim, vos digo, sem precisar dizer mais nada: O amor se transforma, mas nunca acaba. Fica adormecido, mas nunca morre!

Amor ou Paixão?

Ouço: Ando devagar (Daniel e Almir Sater)
"...cada um de nós compõem a sua história, cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz..."
Sabe meus caros amigos e amigas, estava recordando pela manhã uma conversa que tive a muito tempo atrás com uma amiga que me "retirou um cancêr" do coração, o qual eu mesmo havia "colocado" em mim e que me fazia sofrer, ou melhor, me martirizar.
Entretanto, vamos a minha pergunta: amor e paixão são as mesmas coisas? Como disse acima, essa minha reflexão de hoje se alicerça nesta conversa com minha amiga e com as experiências que me deparei no caminho da vida.
Paixão é um sentimento que nos entorpece, paralisa, nos coloca no "mundo da lua". A paixão é como uma nestesia em nossa vida. A paixão coloca o mundo como se fosse o "país das maravilhas", tudo está bom, tudo está lindo, perfeito! Quando nos apaixonamos ficamos flutuando no lindo e encantador céu azul... Ficamos debruçados em nuvens branquinhas e fofinhas - tudo é bom e feliz! Um beijo da amada ou amado nos eleva o espírito ao mais excelso de nosso ser. O nosso nada, nosso vazio agora completou-se, agora ocupa-se com a doce e bela imaginação dos felizes para sempre! Divago em sonhos perfeitos, sem nenhum problema.
A paixão faz-nos esquecermos de nós para podermos ser tudo para a pessoa amada. Mesmo que não sejamos nada, ou não tenhamos nada, nos esforçaremos como nunca para satisfazer a felicidade do nosso amor. Quando nos encontramos com a pessoa com que estamos apaixonado (a) nosso coração "sai pela boca", sempre estamos sorrindo e com o olhinhos brilhando (rsrsrs). Não é verdade? Enfim, estar ou ficar só apaixonado (a) é caminhar em rumo a tragédia ou decepção "amorosa", pois, por nos iludirmos com estes momentos únicos e fantásticos não estruturamos como seria se essa pessoa não fizesse mais parte da nossa vida. E caso isso aconteça, iremos nos magoar e entristecer-se profundamente porque não sabemos lidar com aqueles sentimentos que são mais forte que nossa vontade, e não poderemos dizer: "o amor acabou", pois, ele nunca aconteceu! Não se perde aquilo que nunca se teve! O amor não se perde ou acaba, ele se transforma, ele evolui! A paixão sim acaba e têm fim.
O amor ao contrário, nos envolve e nos motiva a viver verdadeiramente, pois, ele, o amor, nos dá a coragem de sermos quem somos de verdade perante a pessoa amada. Nos dá a liberdade de dizer o que estamos sentindo e não dizer somente o que agrada quem eu amo - o amor é mútuo, é recíproco, mas isso não significa que tenho que cobrar do outro um tipo amor, pois ele acontece com o tempo e não podemos querer que a pessoa amada ame do mesmo modo que nós amamos (eu não posso pegar o amor do outro e por numa forminha para que ele (a) ame como eu amo), mas isso não quer dizer também que a pessoa amada na qual nos depositamos carinho, esperanças e certamente meu futuro, não retribua gestos semelhantes aos meus, mas não iguais e com a mesma intensidade. Quando amamos não precisamos esconder nossa incompreensão ou tristeza diante de algo que o amado ou amada nos disse, não precisamos fingir estar tudo sempre bem e concordar com tudo - nada é sempre perfeito!
Amar é ter o pé no chão! Amar é conseguir planejar um futuro ao lado da pessoa amada - é olhar e ver o nosso futuro, e não mais o meu ou o seu futuro. Amar é arriscar-se diante das tempestades que virão, pois, aqueles que amam têm a certeza de que no caminho da vida não haverão somente rosas e brisas e águas refrescantes, mas também, pedras e secas de calor escaldante, onde se pensará que o "amor acabou", mas na verdade, ele continua ali, sendo lapidado pelo tempo repleto de dores e alegrias, para que após tudo o que ocorre entre aqueles que amam, transformem juntos o que era ofuscado em diamante brilhante.
Enfim, o amor não nos torna egoístas, mas sim, nos faz refletir a vida e vai pouco a pouco nos libertando de nossos desejos mais mediocres, nos liberta de sermos só felizes e nos motiva fazermos os outros felizes sem querer nada em troca. AMAR É VIVER VERDADEIRAMENTE LIVRE NA MANIFESTAÇÃO DE MEUS SENTIMENTOS, É CONVIVER (compartilhar a cumplicidade, a responsabilidade, as angústias) E NÃO APENAS VIVER JUNTOS!

17 de março de 2011

A partir deste momento...

Olá, estou ouvindo: "From this moment" - Shania Twain.

E esta música me faz refletir o quanto é bom poder todo dia pela manhã recomeçar: "From this moment life has begun" (A partir deste momento a vida começa). Como é bom acordar cedinho, olhar pela janela e contemplar este DIA DE OPORTUNIDADES que nos é oferecido mais uma vez. E com você esse dia é muito diferente "From this moment you are the one, Right beside you is where I belong,From this moment on" (A partir deste momento você será o único, Ao seu lado é onde devo estar, A partir deste momento). Alguns se levantarão e reclamarão da vida, mas outros, aqueles tocados e motivados pelo dom de viver, amar e sonhar com a concretização de nossos ideais mais puros, e realizadores de nossa existência, se levantarão e abrirão seus olhos cheios de luz para poder VIVER E ABSORVER no decorrer do dia as coisas boas e ruins que nos ajudarão a ser melhor. A VIDA É UMA ESCOLA, E O TEMPO É NOSSO PROFESSOR.

Amanha pela manhã, vou acordar com o desejo de viver, de ser feliz amando, de concretizar meus sonhos, VOU ARRISCAR-SE A VIVER! Vou dormir na tranquilidade de que se eu acrodar amanha, aproveitarei para ser feliz, pois, "I live only for your happiness, And for your love I´d give my last breath, From this moment on" (Eu vivo somente para sua felicidade, E pelo seu amor eu daria meu último suspiro, A partir deste momento).

Sabe, por causa de seu amor, de sua presença "My dreams came true because of you" (meus sonhos tornaram-se verdadeiros por causa de você). "From this moment as long as I live, I will love you, I promise you this, There is nothing I wouldn´t give, From this moment on" (A partir deste momento e enquanto eu viver, Eu vou te amar, isto eu prometo, Não existe nada que eu não daria, A partir deste momento).

Enfim, viver no e por amor é a coisa que melhor nos fará viver o hoje intensamente, assim, concluo que "You´re the reason I believe in love" (Você é a razão por eu acreditar no amor). Obrigado por vc existir!

16 de março de 2011

Eternidade: presente ou maldição?

Olá, boa noite!
Ontem fui apanhado por uma pergunta que me fez refletir um bucado. Perguntaram-me se eu tivesse a oportunidade de presentear alguém com a "eternidade" terrena, para quem eu a daria?
Pensei... respondi a princípio, mas fui interrompido com outra resposta diferente da que eu dava, mas não por mim, mas por quem me fez a pergunta. Sua resposta foi que eu daria ou deveria dar a "eternidade" a minha mãe, de súbito, concordei... mas depois refleti melhor e hoje cheguei a uma conclusão: SE EU TIVESSE EM MINHAS MÃOS A "ETERNIDADE", NÃO A DARIA A NINGUÉM! Não a daria a ninguém, não por egoísmo, mas por compaixão!
Sim, desejar viver para sempre aqui na terra é uma grande loucura, acompanhada de um sofrimento sem tamanho, pois, quem possuisse tal "poder" poderia sim, se bem aproveitado, adquirir muitas coisas e em especial conhecimento, pois dizem que "saber é poder", assim, "só se pode mais, quem sabe mais", não que isso seja totalmente verdade, entretanto, quem obtiver a eternidade (não que isso possa acontecer)terá em sua eterna caminha a DOR DO ESVAZIAMENTO. Não há nada mais doloroso do que ver quem você ama partir sem volta, ou seja, morrer. Quem desejar possuir a "eternidade" terá um grande "dom" para ser administrado, porém, levará consigo uma maldição: ver o amor "morrer" e ter que carregar isso por todo resto da vida, poderás amar novamente, mas terá a certeza de que um dia a pessoa amada ira morrer e eu continuarei a viver sofrendo, sofrendo, sofrendo...e até quando eu, você, nós aguentaremos viver, amar e não sonhar com um reencontro?
Não basta viver, não basta amar, é preciso também sonhar com um fim (futuro) em que eu, você, nós ficaremos finalmente em paz! Nesta perspectiva concluo que quem AMA, com todos os seus limites e dons, VIVE MAIS do que quem tem a eternidade. Sabem por que?
Porque quem escolheu arriscar-se a amar, sabendo do seu fim ou mesmo o fim para o outro(a morte), escolheu viver intesamente aquilo que lhe tornou um ser humano melhor e feliz! I love life! I love AA! Não sou um ser para morte. Sou um ser para viver o amor!

15 de março de 2011

APRENDI COM O SEU AMOR

Vivemos um período de constantes formações e escolhas em nossa vida, mas precisamos estar abertos ao crescimento que a vida nos concede por suas lições ou pelas encruzilhadas que ela põem diante de cada um de nós, mas nem todos têm tal coragem pra viver (caminhar – trilhar a vida) e por quanto tempo eu e talvez você... ...vivemos isolados no medo de enfrentar a vida e assim tentarmos evitar o sofrimento. Mas sabe que tentando prolongar a chegada do sofrimento vamos ficando vazios e solitários, pois é preciso amar e deixar-se amar! Amar é arriscar-se num sentimento (não qualquer sentimento) que pode nos fazer sofrer, mas que nos ensina principalmente a viver a vida e isso é o mais belo em nossa vida: VIVER! AMAR! SONHAR! E hoje, olhando para o amor que sinto e que no qual me deixei envolver intensamente, percebo que por mais que ele um dia se encerre, APRENDI com este amor a ser eu e viver quem sou! APRENDI com este amor a enfrentar meus medos, pois estes impediam o fluir da minha vida, ensurdeciam as batidas do meu coração e assim, pensava que eu estava morto, não literalmente, mas concernente aos meus sonhos, a minha realização. APRENDI com este amor a amar, pois revendo minha história, vi que antes amei, mas foi um amor entrelaçado em meu egoísmo, assim, não era um puro amor que liberta, mas que me aprisionava. “Com o seu amor compreendi que amar não é ser feliz ou fazer o outro feliz somente, mas que amar é viver o amor e deixar que ele nos liberte de nossos próprios interesses e medos em e por amor ao seu jeito de amar” e que estes momentos que possuímos na vivência do Amor Amado amante não se percam nas intempéries da vida, mas sejam guardados no melhor diário que existe: o nosso coração! Te amo, te amo, te amo!!!

O amor nos transforma

No meu caminho, na vida, encontrei pessoas que erraram buscando acertar e eu fui um destes, mas quem nunca errou? Entretanto, muitas pessoas por não alcançarem o êxito expandiram ainda mais seu (s) erro (s). E esta abrangência quando não se deu no interior da vida destes mesmos, ou seja, de cada um de nós, externalizou-se aos amigos, familiares, vizinhos etc., causando dor e até quem sabe, divisão. Não sou ainda um ser humano perfeito, e nem serei, mas isso não impede que eu caminhe para tal, pois o AMOR tem o poder de transformar tudo aquilo que nós nem imaginamos ou depositamos esperança. Assim, sou um ser humano que busca compreender as dores de algumas pessoas que em deparei no caminho da vida, pois todos são seres humanos tanto quanto eu, você, nós, não digo que devemos dar ao outro o direito de errar, pois penso que se pudesse nunca teria errado, mas devemos sim, dar ao outro a chance de recomeçar, pois, como já disse e sabemos décor e salteado: ninguém é perfeito! Mas que nós, em nosso caminho não sejamos aos outros que conosco convivem, em especial nosso amor, uma pessoa que fere, mas ao invés que cura!
Vive intensamente o hoje, Ame por amor e Sonhe para conquistar!

O amor na vocação do padre

Caminhando na via do tempo, isto é, no dia-a-dia, deparei-me na jornada que é a vida, pessoas espetaculares, em especial, presbíteros exemplares que davam sua vida integralmente pelo seu rebanho, por seus fiéis, esquecendo de si próprios. Alguns destes homens – padres – me surpreenderam com a ousadia de amor que possuíam dentro de si, e me perguntava se durante todos os dias estes iam à Fonte buscar tal vitalidade e júbilo. E entendi que eles não iam buscar forças nesta Fonte, porque eles já se conheciam e se amavam por aquilo que eram. E que a partir disto, sabiam que não externamente, mas dentro de seu espírito pairava aquele mesmo Espírito Santo do início da Criação, ou seja, sabiam que eles, mesmo novos ou velhos, estavam sendo transformados pouco a pouco, somente pelo amor providente de Deus. Com muitos destes sacerdotes ou com alguns em particular aprendi que devemos ser padres para a vontade Deus e só assim seremos verdadeiros pais espirituais para o povo, caso contrário, nunca seremos padres, mas somente líderes. Também, que ser padre é mais do que uma grande questão de amor, é uma amplíssima questão de perseverança, pois, poderão vir dilúvios e secas, e nós poderemos pensar e até sentir que nosso amor se esgotou. Ainda que ser padre todo dia é ser uma pessoa que está realizada com seu estado humano e que por isso, se compromete com os apelos do Evangelho. Ainda mais, que mesmo quando a vida nos quiser fazer chorar, que então, por mais difícil que seja, devemos sorrir pra ela e confiar naquilo que ela nos reserva, pois nada é ao acaso. Além destas coisas, amei palavras que vão ficar no meu coração assim como fica o Evangelho. Pois, “devemos amar tudo que é de Deus”. Antes essa frase tinha uma abrangência em mim apenas pastoral, mas percebi que ela é muito mais que isso. “Amar tudo que é de Deus” significa amar toda a Igreja, com sua história, com seus ensinamentos, membros, serviços e desafios. Mas também aqueles que “não acreditam neste meu, seu, nosso Deus, porque ainda não experimentaram a beleza de tal graça. Por fim, amei compreender que “nossas palavras satisfazem, mas é o testemunho que dá vida”. Assim, as palavras podem motivar, restabelecer, convencer e até “ressuscitar” os mortos, mas que sem a peça principal – o testemunho –, todas as nossas palavras com o tempo se esvaziam. Pois é o testemunho a certeza de que Cristo pode acontecer e permanecer na minha, na sua, na vida das pessoas. “Não é uma idéia que levamos, ou um modelo de vida, mas sim, uma pessoa: Jesus Cristo” (Cf Papa Bento XVI).

A vida é um caminho para sermos felizes

No decorrer de toda minha deparei-me com as mais diversas realidades. Estas realidades me fizeram, talvez a princípio, ficar indignado por não ter sido diferente. Todavia, mais do que indignação, o tempo, me fez com elas aprender lições para vida inteira. Nem toda boa lição de vida está relacionada com episódios, fatos, acontecimentos ou pessoas totalmente boas. Na maioria das vezes a dor, a desgraça, a injustiça nos trazem soluções para os problemas, caso não, nos trazem certamente sede de mudança – “há males que vem para o bem”.
Com as mais diversas pessoas aprendi que viver e ser feliz não está no fato de possuir isto ou aquilo, mas sim, nos valores que nos temos como nosso maior tesouro. Estes nunca serão roubados ou deteriorados pelas tempestades ou pelo forte calor do deserto da vida. Os meus, os seus, os nossos valores, adquiridos são como artefatos que com a dor, não se perderão ou quebrarão, mas possivelmente, serão polidos. E com o acréscimo da alegria de sonhar, da perseverança em almejar e da vitória ao conquistar, seguramente dará mais brilho e valor a estes dons que possuímos.
Nesta perspectiva, de que o sofrimento aperfeiçoa nossos valores e a felicidade enobrece ainda mais os mesmos. Compreendo que ninguém é perfeito! Pois, se assim o fossemos, perfeitos, de nada adiantaríamos viver neste mundo, devido que a graça e a beleza da vida estão em ser um eterno aprendiz em desenvolvimento. Ser uma pessoa livre não se constata dentro de normas ou leis jurídicas, mas simplesmente, na maneira com que cada um de nós encaramos a vida. Assim, um ser humano livre, autêntico e FUNDAMENTALMENTE FELIZ é aquele que caminha com suas próprias pernas.
Este ser livre não está preso a nenhum lugar ou pessoa, contudo, não afirmo de tal modo, um ser individualista e sem sentimentos e compromissos. Mas corretamente, um ser humano que casado, solteiro ou celibatário consegue ser o mais sincero possível com seu amor matrimonial ou com as pessoas com as quais convive na Igreja, na família, na profissão etc. Este ser humano em desenvolvimento livre e autêntico é capaz de perdoar ilimitadamente o outrem, pois perdoar nada mais é que amar sem limites. Ainda, um ser humano que se reconhece verdadeiramente como falho e ilimitado, entretanto, possuidor de muitos dons, e isto não deixa que as barreiras o impeçam de realizar sua vocação primordial: a felicidade.

Caro leitores!

Não perguntem sobre o fato de ter mudado a cara do meu blog... apenas entendam que a vida é um processo que ocorrem mudanças paulatinas ou drasticas, mas que essencialmente, está em constante progresso, evolução!
E saibam, que gostei deste novo visual, pois o antigo era muito racionalista e doutrinal (até marxista - rsrsrs), agora escreverei a vocês o que for necessário e que realmente me ajuda no caminho belo e dolorido que é a VIDA!
Enfim, a essência desta nova etapa do Blog Viva, Ame e Sonhe está numa frase que elaborei: "somos criaturas que devem ser sinais de esperança, fé e principalmente AMOR, e não criadores de problemas e desilusões"
Abraços e esperem que gostem desta nova etapa!
Vamos lá! Vamos VIVER, AMAR E SONHAR!

Ame por amor!

São 18:40 - Sem Radar (LS Jack).

O amor que busco viver e sentir intesamente é algo que palavras não expressão em sua totalidade, mas que sem elas, as palavras, este amor não seria da forma que é, pois, foi pelas palavras que me encontrei com este amor. Foi um simples olá acompanhado de um outro simples gesto de acolhida que me aproximaram do amor.
Sabe, pensava que amar era simplismente ser feliz, mas aprendi, nestes dias que amar é viver feliz na realização da tua felicidade, pois, me tornava mais feliz na medida em que via a tua felicidade.
Enfim, amar é estar ligado ao amor e felicidade que prorcionamos ao amor amado, que também é amante, isto é, quando amamos o amor, este se torna amante do amor que oferto-o. Assim, ame por amor e no fim, mas sem esperar nada em troca, pois o amor é incondicional, o amor te amará! E seremos felizes!
AME E DEIXE-SE SER AMADO!